Snow - Gerenciamento de Ativos de Software

De Desktop ao Datacenter

Milhares de organizações ao redor do mundo confiam na Snow para otimizar as licenças de software e reduzir custos.

As soluções da Snow permitem que as empresas otimizem suas licenças de software e reduzam os custos por meio do conhecimento e do controle do consumo de software em todos os dispositivos, plataformas e mecanismos de produção.

A Snow aborda todos os aspectos de SAM ao oferecer uma solução integrada para gerenciamento de inventário, consolidação de dados, inteligência de software e gerenciamento de licença de modo que as organizações possam estar seguras de ter uma cobertura ampla para todas as suas necessidades de licenciamento. Não apenas toda a propriedade de TI é coberta, independentemente de quais dispositivos são usados, como também cada ativo pode ser gerenciado durante todo o seu ciclo de vida.

Orçamento

SLM - Snow Licence Manager

O Snow License Manager constitui o núcleo de um portfólio de SAM integrado em escala corporativa que possibilita às equipes de SAM e às partes interessadas do negócio gerenciarem o licenciamento de software em todas as plataformas: computador, datacenter, dispositivos móveis e nuvem.

A solução combina reconhecimento preciso de qual software está em uso na rede com a capacidade de reconciliar esses dados dinamicamente com relação aos direitos de licença da organização.

INV - Snow Inventory

O Snow Inventory é a maneira ideal de auditar e gerenciar redes heterogêneas nas quais as organizações precisam descobrir PCs e Servidores, identificar todo software licenciável na rede e monitorar o uso de aplicativos empresariais dispendiosos.

Para permitir que as organizações gerenciem completamente todos os aplicativos licenciáveis descobertos na rede, o Snow Inventory é totalmente integrado com o Snow License Manager.  A informação de auditoria é importada diretamente para a interface do License Manager e os softwares identificados podem ser agrupados automaticamente em pacotes e suítes comerciais.

Com acesso imediato a informação quase em tempo real sobre o estado do hardware e software dos seus computadores, o Snow Inventory permite que administradores de TI façam mais que apenas monitorar status de forma reativa. O Snow Inventory permite que os administradores gerenciem proativamente o uso de software, resolvam problemas ativamente e analisem mudanças por toda a rede.

SIC - Snow Integration Connectors

Os Conectores de integração da Snow são projetados para ajudar as organizações a vencer os desafios de gerenciar a SAM em um ambiente de rede complexo, poupar tempo e dinheiro ao integrar a plataforma SAM com uma ampla gama de soluções de terceiros, consolidação automática de dados a partir de diversas fontes e pré-configurar a inteligência SAM por meio de uma gama de consoles adequados para as necessidades individuais do usuário.

VM - Virtualizations Management

O licenciamento virtualizado no datacenter comumente é sobre a compreensão onde as instalações estão, como estão relacionadas às capacidades físicas do ambiente virtual e como as máquinas virtuais interagem com a camada física de base.

Diferentemente das soluções tradicionais de inventário, a Virtualization Management Option (VMO) da Snow é projetada não apenas para descobrir a presença de ativos virtuais e físicos, mas para entender a configuração e a relação entre estes dispositivos.

Os detalhes sobre servidores virtuais e software instalado podem ser importados em uma reposição de ativo no License Manager da Snow, juntamente com as informações de auditoria reunidas a partir de diversas soluções de inventário. Além do mais, a VMO permite a mitigação de risco por meio da transparência integral das máquinas virtuais que são estão passando por inventário.

SRS - Software Recognition Service

O Serviço de Reconhecimento de Software exclusivo da Snow automatiza diversos processos fundamentais de Software Asset Management (SAM). É uma adição dinâmica à plataforma SAM, que fornece uma biblioteca atualizada constantemente de “assinaturas” de reconhecimento de software, além de um serviço rápido e eficiente de reconhecimento de novos aplicativos desconhecidos em todas as principais plataformas empresariais de TI:

O Serviço de Reconhecimento de Software da Snow demonstra o compromisso na construção de uma verdadeira comunidade SAM onde todos os membros compartilham os benefícios de melhor reconhecimento de software e inteligência de licenciamento avançada.

O que devo saber sobre licenciamento e gestão de ativos de software?

Qual é o pior tipo de custo? O custo não orçamentado. Com a chance de 70% de que a sua organização seja auditada por pelo menos um fornecedor de software nos próximos 12 meses, a menos que você tenha total visibilidade sobre suas licenças de software, você poderá esperar o inesperado em termos de custos de software não orçamentados. O que é pior: provavelmente, você não precise do software.

E quanto maior a empresa, maior a quantidade de aplicativos instalados. Mas será que todos eles são realmente necessários e efetivamente utilizados pelos funcionários?

Se a resposta for talvez, você está com uma bomba relógio pronta para explodir nas mãos. Estudos mostram que nas médias e grandes empresas, de 30 a 50% das licenças são desnecessárias ou foram mal dimensionadas. Dependendo do tamanho da organização o prejuízo pode chegar a milhares e até milhões de Reais. Para resolver esta e outras questões, fazer um simples inventario de software não será suficiente, é fundamental uma gestão de licenças de software.

A principal função do SAM é criar uma posição efetiva de licenciamento ou ELP para todos os fornecedores de software, incluindo Microsoft, Oracle, SAP e Adobe, dentre outros, monitorar gastos com licenciamento de software e a utilização dos ativos implementados, eliminar riscos de segurança, minimizar as ameaças de auditoria e por fim identificar oportunidades de redução de custos de licenciamento e suporte.

Tenha a visão completa de cada dispositivo, cada aplicativo de software e cada acordo de licenciamento da sua empresa.

Se a sua empresa possuí mais de 250 dispositivos, a utilização de uma ferramenta especifica de SAM é fundamental.

Não basta você gerenciar os principais fabricantes de software, é necessário consolidar as informações de todos os fabricantes em um único e organizado repositório e o principal, ter a capacidade e inteligência de identificar a utilização de cada software em cada dispositivo, seja ele um smartphone, um computador, um servidor em datacenter ou uma aplicação na nuvem.

Somente um controle efetivo e uma visão completa de todos os seus ativos podem, de maneira direta e quantificável, otimizar o uso das licenças de software da sua empresa.

Os benefícios de um ambiente gerenciado reduzem os riscos financeiros e de reputação associados às auditorias de software e contribuem diretamente para uma maior rentabilidade financeira, com economia de custos, otimização de licenças e reciclagem de software reduzindo as dispendiosas taxas de conformidade de software.

Você precisa de uma solução que possa ajudar a identificar a utilização indireta dos sistemas SAP com a mesma facilidade que indique que os dispositivos móveis estão consumindo as licenças do Microsoft Office, ou ainda ter controle e visibilidade dos bancos de dados Oracle instalados em ambientes físicos e virtuais. Estes são alguns exemplos de aplicações da gestão de ativos de software.

É sabido que o objetivo principal da gestão de ativos de software é oferecer maior visibilidade e uma posição efetiva de cada aplicativo e cada acordo de licenciamento da sua organização. Este controle, bem implementado, trará uma visão analítica dos recursos disponíveis e utilizados, propiciando subsídios tangíveis para negociação com fornecedores, previsibilidade na gestão do licenciamento e consequentemente redução de custos.

Se utilizarmos a gestão de ativos de software como instrumento de planejamento e estratégia, os benefícios serão ainda maiores, mesmo em áreas onde a gestão de ativos não é dependente.

Como dito anteriormente, 70% das empresas tem chances reais de serem auditadas por pelo menos um fabricante de software em um período de 12 meses. Na pratica, isso significa que você deve ter um programa proativo e continuo de gerenciamento de ativos de software ou SAM.

O gerenciamento eficaz de suas instalações de software, utilização, licenças e direitos podem não só melhorar suas táticas de defesa em auditorias, mas garantir a conformidade contínua.

Veja algumas aplicações da gestão de ativos por cargos:

CIO – Como CIO, você tem várias prioridades: segurança, nuvem, móvel, virtualização, atualização e substituição de sistemas legados, reagir rapidamente às necessidades do negócio e gerar vantagem competitiva. Porém, nenhuma delas é obviamente dependente do SAM.

Mas o gerenciamento eficiente de instalações, utilização, licenças e contratos de software pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso para praticamente qualquer iniciativa de TI na qual você possa pensar. O CIO precisa ter uma visibilidade completa de cada dispositivo, cada aplicativo de software e cada acordo de licenciamento.

Nem todos os CIOs possuem um orçamento crescente de TI, e na maioria dos casos existe a necessidade de fazer mais com menos. Isso significa eliminar o excesso de gastos com licenças e contratos de software, reutilizar os ativos quando adequado, obter condições favoráveis dos fornecedores e evitar gastos não orçamentados sem comprometer a segurança, minimizando riscos de auditorias e aumentar a produtividade de seus funcionários. Parece difícil, mas o SAM pode ajudá-lo com esta missão.

CFO – Como CFO você é responsável por gerenciar a posição financeira da organização; não apenas o quanto ela gasta, mas a inteligência ao gastar os orçamentos disponíveis.

É uma responsabilidade muito grande. Isso significa que você não tem tempo para o gerenciamento de ativos de software.

Porém, os softwares, máquinas virtuais, operações de datacenter e auditorias de conformidade de software estão consumindo uma parte cada vez maior do precioso orçamento da organização.

Isso torna o SAM fundamental para controlar gastos de TI e riscos.

O CFO precisa garantir que o dinheiro trabalhe em prol da organização. Cada centavo gasto em softwares, dispositivos, contratos de fornecedores e contratos de suporte precisa ser totalmente utilizado para garantir que nenhum ativo fique sem uso. Então, por que permitir que a organização compre softwares desnecessários ou concorde com termos de suporte que superam em muito a utilização atual dos aplicativos cobertos? Se você entender as folgas nos ativos de software, poderá realocá-las para toda a organização e economizar um desperdício substancial.

Parece complicado, mas o SAM pode ajudá-lo com esta missão.

Procurement – Você é o responsável da organização pela aquisição de softwares. Eles sabem que, se precisarem de softwares rapidamente e a um bom preço, você é a pessoa para procurar.

Você não precisa de uma solução de SAM. Ou precisa? Quando você for comprar novas licenças de software, tem certeza de que já não têm direitos sobrando? Quando você negocia o contrato de suporte anual, sabe quantas cópias do aplicativo estão sendo realmente utilizadas?

A necessidade dos usuários pelos novos softwares é insaciável, seja de desktop, móvel ou em um datacenter virtual. Quanto mais eles têm, mais eles querem. Mas essas demandas são justificadas? Tendo a visibilidade completa da utilização e dos direitos do software, os gerentes de compras podem reutilizar os investimentos existentes ou oferecer alternativas de melhor valor que economizem o dinheiro da organização.

Não seria mais eficaz basear as negociações nos fatos referentes às instalações e à utilização do software ao longo do tempo e não na adivinhação? Para isso, é necessário você saber exatamente quantos aplicativos foram implantados, quais são as versões e quanto estão sendo utilizados. Demonstre o seu valor e negocie em uma posição de força com os fornecedores.

Parece promissor e o SAM pode ajuda-lo nesta missão.

A GD Solutions é parceira Snow Software. Somos especializados na comercialização de licenças, implementação e serviços de gestão de ativos de software.