Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Tellabs com monitoramento proativo utilizando PRTG

monitoramento proativo utilizando PRTG

Para quem não conhece, a Tellabs é uma empresa  especializada em soluções de LAN ópticas. No Brasil é muito utilizado pelas grandes operadoras de Telecom e outras frentes que requerem a confiabilidade e caraterísticas deste tipo de solução.

Indo direto ao ponto sem mais delongas, a criação deste monitoramento com um dashboard e cockpit único surgiu da necessidade do cliente de um monitoramento centralizado da infraestrutura óptica e tudo o que dependia dela em tempo real.

Alem do básico que seria monitorar disponibilidade, trafego, CPU, memória, temperatura e ventoinhas, conseguimos evoluir e ir além monitorando qualidade da conexão óptica através da medição do TX e RX de cada fibra com os gatilhos predefinidos podendo saber exatamente onde a qualidade esta comprometida e a tendencia a longo do tempo(estudo do histórico e suas tendências).

Com isso é possível planejar uma manutenção preventiva ou até trocar o módulo para aumentar sua capacidade em termo de distâncias evitando futuras interrupções. Proatividade hoje já não é um diferencial é uma necessidade principalmente neste tipo de rede de grande porte.

Tellabs Health Cockpit – Visão do Status do Backbone

tellabs-monitoring-status-health-backbone

Continuando, como podem ver na figura acima, temos uma visão completa do Health do  equipamento a nível de hardware e software(funções).

Itens importantes que valem mencionar é o monitoramento do roteamento, como é uma rede redundante (rede anel neste caso) é necessário saber como esta status a nível de roteamento e se ambos os lados estão operantes garantindo em caso de falha de um dos extremos, que o equipamento tenha uma rota alternativa para dar a continuidade na comunicação seja ela interna ou externa.

Os protocolos monitorados são, BGP, LDP, OSPF e RSVP.

Status do roteamento

Status de todas as rotas que o equipamento possui e o tempo transcorrido da última modificação. O tempo é interessante porque além de mostrar que houve uma troca ou update de rotas devido a uma falha no caminho original por indisponibilidade, rompimento da fibra, falta de energia, etc, você fica ciente de que a troca foi bem sucedida.

Aqui para poder abordar melhor teria que detalhar mais e entraríamos no vicio de escrever “techniques” ? é não é o objetivo.

Mas resumidamente são mais dados para quando houver um problema X a identificação da causa raiz seja ágil e assertiva. 

tellabs-route-monitoring

Visão macro com os principais indicadores – KPI

tellabs-status-overall

Esta visão é a mais resumida e completa de um único equipamento com seus principais indicadores.

O health por exemplo, é o resumo de todos os sensores da primeira imagem, onde em caso de problemas, o status muda para Alerta “Warning” na cor amarela e informa através de texto qual item e o detalhe do problema, idem para o estado crítico.

Tem outras visões a nível de rede e dashboards com a visão macro de toda a rede simplificando mais ainda a visão que abordarei em outro post.

E por último e não menos importante, nesta infraestrutura foi feita a implantação de correção automatizada em determinadas situações de problemas conhecidos em alguns dos sensores monitorados através do PRTG.

Sim, isso mesmo, identifica e corrige ?

Bom espero que tenha conseguido transmitir as possibilidades e ter contribuído para seu projeto de monitoramento e porque não de automação também.

Gostaria de deixar este canal aberto para comentários, dúvidas ou sugestões ou se preferir, através da nossa pagina de contato para conversar sobre seu desafio/projeto.