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Terceirização de TI para médias empresas: Saiba como funciona

Não é incomum que donos ou gestores de pequenas e médias empresas não deem a devida atenção ao setor de TI. Isso acontece muitas vezes, por falta de conhecimento da área ou por falta de planejamento. Porém, esta falta de atenção com um setor tão importante, pode acabar custando caro para os negócios.

O setor de TI é de extrema importância e vem ganhando cada dia mais destaque. Principalmente, quando levamos em consideração que, praticamente todas as empresas dos mais diferentes ramos de atuação fazem uso de tecnologia para manter sua rotina de trabalho. Sendo assim, onde há computadores, programas, softwares, dispositivos e internet, há a necessidade de um setor de TI.

Algumas médias empresas acabam por negligenciar esta área por acreditarem que somente grandes companhias precisam de serviços como estes, ou por achar que os custos para manter um setor de TI são muito altos.

Para solucionar este e outros problemas, a terceirização de TI surgiu e vem ganhando cada dia mais espaço.

O que é terceirização de TI?

A terceirização de TI ou como alguns também dizem, outsourcing de TI, se trata de repassar as responsabilidades que o setor demanda a outra empresa, uma terceirizada. Esta prática tem se mostrado cada dia mais comum e vantajosa, por isso, não para ganhar adeptos.

A terceirização de TI pode ser feita de maneira integral ou parcial. É possível manter alguns profissionais da área atuando diariamente em sua empresa, contratados normalmente e somente solicitar os serviços de terceirização de TI em casos específicos. Ou ainda, repassar todas as funções pertinentes a área para a empresa contratada. Isso significa que desde a instalação de programas, back ups até o treinamento de colaboradores diante das novidades do mercado e a elaboração de estratégias, passam a ser função da terceirizada.

Diversas empresas que fazem a terceirização de TI prestam seus serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que já demonstra grande vantagem sobre o setor de TI de uma empresa. Isso porque, dificilmente, os funcionários especializados em tecnologia da informação trabalham em todos os turnos, aos sábados, domingos e feriados.

Algumas pessoas que atuam no setor de TI dentro das médias empresas, torcem o nariz para a terceirização de TI por acreditarem que esta prática estaria “roubando” o lugar de funcionários da companhia. O que não se justifica, afinal, a terceirização de TI pode ser realizada de forma parcial, o que ajuda a diminuir a sobrecarga em cima dos funcionários fixos. Além disso, muitas das médias empresas não têm um setor estruturado de TI, com isso, a terceirização só tende a agregar.

Como funciona a terceirização de TI?

Como dito anteriormente, é praticamente impossível que, hoje em dia alguma empresa não faça uso de tecnologia em sua rotina de trabalho. Além do mais, a cada dia que passa, o mercado se torna mais exigente quanto a tecnologias e a terceirização de TI vem se tornando um grande auxílio para médias empresas que ainda não têm este setor bem estruturado.

A falta de planejamento e estruturação desta área, pode causar prejuízos e dores de cabeça para uma empresa em ascensão. Computadores com softwares antigos, programas sem licença ou sem antivírus adequado, podem ficar parados por dias ou travando a todo momento, o que acaba com a produtividade dos colaboradores.

Quando há poucos profissionais de TI, pode ocorre a sobrecarga de trabalho e a demora na solução dos problemas, e é em casos como este que a terceirização se faz necessária.

Os profissionais que atuam nas empresas que oferecem a terceirização de TI, são altamente qualificados e estão acostumados a lidar com a vasta demanda do mercado. Além disso, estas empresas têm um time robusto de prestadores de serviço, por isso, atendem em diversos dias e horários. O que é um excelente benefício para companhias que se encontram em apuros.

A terceirização de TI, vem de encontro com as médias empresas no sentido de auxiliar seu crescimento por acabar com a demora na solução de problemas, aumentar sua produtividade e oferecer ótimo custo-benefício.

Quando se fala sobre terceirização de TI, um dos primeiros pontos que causam receio é em relação aos custos destes serviços. Porém, para companhias que não possuem um setor de TI, a contratação de diversos profissionais qualificados pode custar muito mais caro que terceirizar as demandas. Ainda, há a opção de terceirizar apenas uma parte dos serviços. Essa customização pode reduzir ainda mais os custos desta prática.

Benefícios da terceirização de TI

  • Profissionais experientes: quando sua empresa optar por terceirizar os serviços de tecnologia da informação, a principal certeza é que poderá contar com profissionais competentes e experientes no assunto. Médias empresas podem precisar de até uma dezena de funcionários para ter um setor de TI que atenda a todas as demandas, imagine quanto isso não custaria para o seu orçamento? Com a terceirização, é possível contar com especialistas em diversos ramos do setor, sem arcar com tantos custos.
  • Redução de custos: manter o setor de tecnologia funcionando plenamente já pode custar uma grande fatia do orçamento. Investir em licenças, equipamentos e ainda, em profissionais capacitados, pode deixar sua empresa no vermelho. Ao contratar o outsourcing de TI, a redução de custos não diminui a qualidade dos serviços, além disso, saber o valor fixo que será pago pelos serviços combinados, evita surpresas no final do mês.
  • Retorno do investimento: se a sua empresa precisa investir em melhorias no setor de TI, é porque alguma coisa não está certa. Pode ser que a produtividade tenha caído, os clientes estejam reclamando dos serviços prestados e a lucratividade esteja em risco. Ambos estes problemas podem ser solucionados com a terceirização de TI e uma das certezas que esta prática traz, é o retorno do investimento. Afinal, com todos os problemas do setor resolvidos, sua empresa volta a funcionar de maneira notável.

A terceirização só traz vantagens para as empresas que fazem uso dela. Economia, serviços de qualidade, disponibilidade, serviços personalizados, otimização de tempo e muitos outros benefícios.

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