Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

TI e a segurança de dados: entenda a importância

Negociações e estratégias vêm, cada vez mais, sendo feitas através da internet. O que já era comum há alguns anos, hoje em dia se tornou parte da rotina das empresas.

Além de estratégias e negociações, arquivos da companhia, de funcionários e clientes são comumente armazenados em computadores ou na nuvem.

No entanto, toda esta praticidade também deve ser seguida de proteção. Por isso, a segurança de dados deve ser prioridade para sua empresa.

Não há como negar que, no cotidiano, fazer grande parte das tarefas on-line facilita e muito a vida de colaboradores e gestores. Mas, é importante lembrar que, nem todas as informações recebidas, armazenadas e trocadas nesse ambiente, estão protegidas.

A segurança em TI, é um dos itens que deve ser motivo de atenção, isso porque, de acordo com a tecnologia ou com os programas utilizados por sua empresa e funcionários, informações confidenciais podem ser acessadas e roubadas com facilidade.

A segurança de dados deve ser prioridade para sua empresa, caso ainda não seja, hoje vamos falar sobre segurança em TI e qual sua importância.

O que é segurança em TI?

De maneira resumida, a segurança em TI se refere às estratégias traçadas para encontrar e neutralizar ameaças, agilizar processos e gerenciar políticas de prevenção ao acesso não permitido de terceiros a arquivos e informações confidenciais.

A principal função da segurança em TI é assegurar a segurança de dados, assim garantindo que dados e informações pessoais, de clientes ou funcionários não sejam acessadas de maneira errônea, sem a permissão dos responsáveis.

Não é incomum nos depararmos com notícias em jornais e revistas, dando conta do vazamento de dados e informações de clientes de grandes empresas.

Quando situações como esta ocorrem, uma das primeiras coisas a serem divulgadas é a queda do valor de mercado ou das ações da empresa que sofreu o vazamento.

Muitas vezes, a segurança de dados é colocada em xeque por conta de pessoas mal-intencionadas, como os hackers, porém, em outras situações, descuidos e desatenção podem levar a tais vazamentos.

O que, de qualquer forma, é prejudicial para a empresa como um todo, tanto para sua lucratividade quanto para sua reputação.

Extorsões e chantagens e demais práticas criminosas, podem ser iniciadas por conta do vazamento de dados.

Apesar de configurar crime e poder ser denunciado à polícia, muitas pessoas não temem às leis e exigem dinheiro em troca da devolução de dados ou para não os tornar-se de conhecimento público.

Por isso, é melhor prevenir e investir em um suporte de TI que ajude a aumentar e melhorar a segurança de dados da sua empresa.

Por que investir em segurança de dados?

Como você deve ter percebido acima, informações são extremamente valiosas no mundo dos negócios. Por isso, muitas empresas investem pesado em segurança em TI para manter seus dados a salvo, longe de criminosos e também, da concorrência.

Na maioria dos casos, a segurança de dados é uma preocupação por conta dos motivos já citados neste artigo.

Porém, esta proteção também é importante mesmo dentro da empresa, afinal, algumas informações têm acesso restrito a alguns colaboradores e não devem ser compartilhadas com todos os funcionários.

Um bom suporte de TI, faz com que somente pessoas autorizadas, seja dentro ou fora das instalações da companhia, tenham acesso às informações determinadas.

Outro ponto que ressalta a importância da segurança em TI, está ligado à confiança que sua marca, serviços e empresa transmitem aos clientes e aos clientes em potencial.

Não é difícil entender que uma empresa que tem vazamentos corriqueiros de dados não transmite segurança. Desta forma, você pode perder seus parceiros de negócios atuais e ainda, não ter chances de crescimento no mercado.

Sendo assim, se o que você deseja para sua empresa é uma boa reputação e confiabilidade, o melhor a se fazer é investir em segurança.

Motivos para investir em segurança de dados

  • Proteção contra hackers: quando sua empresa, seja ela qual for, faz uso de computadores e dispositivos móveis para realizar tarefas e armazenar dados sem a segurança adequada, ela está sujeita a invasões.

A melhor maneira de proteger as informações e as estratégias de sua companhia, é contar com profissionais que saibam quais as melhores soluções para as falhas na segurança.

Desta forma, hackers ou qualquer pessoa mal-intencionada não poderá acessar documentos. O suporte de TI, estudará onde estão suas fraquezas e vai trabalhar para que a situação seja revertida.

  • Evitar problemas com a justiça: existem leis no Brasil que dizem que é tarefa das empresas proteger os dados e as informações pessoais e confidenciais de seus clientes.

Por isso, caso tais documentos sejam acessados por criminosos ou vazados para conhecimento público, sua companhia irá responder na justiça.

Cada informação tem um determinado tempo para ser mantida em sigilo, caso sua empresa não cumpra, sofrerá as normas da lei. O que não é bom para sua imagem.

  • Recuperação: a segurança de dados tem como principal função impedir que as informações sejam acessadas por pessoas não autorizadas. No entanto, o suporte de TI também monta estratégias para que, caso estes dados sejam vazados ou acessados de forma indevida, possam ser recuperados o quanto antes, diminuindo os danos.
  • Destacar sua empresa: mesmo que sua empresa nunca tenha sofrido nenhum ataque ou disponibilizado informações internas por acidente, é melhor prevenir do que remediar, não é?

Por isso, não espere que o pior aconteça para tomar as providências, tenha uma boa equipe de TI ou contrate empresas que prestem tais serviços. O mercado de hoje é competitivo e ao menor erro, a concorrência pode te derrubar.

Sendo assim, não faça parte das estatísticas ruins, não seja uma empresa que quebra a confiança do cliente.

Faça parte do seleto grupo de companhias que nunca tiveram seus dados acessados sem autorização. Tenha uma boa reputação e seja uma empresa de destaque, um exemplo.

Diante dos prejuízos que podem ser enfrentados quando a segurança de uma empresa é facilmente burlada, o melhor a se fazer é se precaver. Para saber mais sobre segurança de dados e contratar um suporte de TI de excelência, visite nosso site.