Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

TI Verde – Inovação e Sustentabilidade

TI Verde – Inovação e Sustentabilidade

Ser sustentável hoje em dia não é uma tarefa fácil. Já que com tanta evolução tecnológica acabe por ser mais complicado. Com tudo isso, a TI Verde ou Green IT, está no mercado para mostrar que essa meta pode ser mais fácil do que pensamos e também bem mais econômica.

Essa tendência foi criada a alguns anos, voltada para o impacto da tecnologia no meio ambiente. A ideia é a economia de energia e a redução da emissão de gás carbono na atmosfera, já que os computadores de maneira geral emitem a mesma quantidade de gás carbono que um avião.

O passo inicial seria pesquisar sobre os fabricantes dos seus equipamentos, saber se eles também são sustentáveis e se produzem tecnologia para isso. Depois de achar seu fabricante ideal preocupe-se com os servidores e datacenters, pois consomem muitos recursos para seu funcionamento e resfriamento, tornando-se o grande vilão da economia de energia.

A otimização do seu ambiente de trabalho como CPUs multicore, virtualização, Cloud Computing, consolidação de servidores, gerenciamento eletrônico de documentos, podem ser os heróis perfeitos para lutar contra esses vilões.

Impressão frente e verso, pode parecer bobagem, mas muitas empresas economizam até 400 mil páginas por ano com este recurso. A utilização de softwares de gerenciamento são cada vez mais necessários, pois permitem melhor aproveitamento dos suprimentos e menor consumo de energia.

E com todas essas ferramentas positivas, não podemos esquecer das pessoas. A conscientização dos funcionários é algo extremamente importante.

O descarte desses materiais é uma grande preocupação para a TI Verde, os lixos jogados em qualquer lugar pode causar grandes danos para o meio ambiente. Por tanto devemos separar os equipamentos que não tem mais uso dos que ainda podem oferecer algum benefício. É recomendado o desmonte e a reutilização das peças que ainda estão boas. Já as que não tem mais utilidade, devem ser encaminhadas para empresas de reciclagem que darão o descarte adequado a este tipo de material.

Com essas iniciativas, você pode ter uma queda de até 50% no consumo de energia, o que fará uma grande diferença no caixa. Investindo agora para pensar no amanhã pode parecer clichê, mas é o que muitas empresas precisam. E investir em TI Verde, com toda certeza é pensar no amanhã.