Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Todas as vantagens do suporte remoto para serviços de TI

O suporte remoto dos serviços de TI, não é bem uma novidade. Nos últimos anos esta prática vem ganhando cada dia mais espaço na prestação de serviços para pequenas, médias e grandes empresas.

Atualmente, é praticamente impossível se deparar com uma empresa de qualquer porte que não faça uso de tecnologia para prestar seus serviços. Com isso, os serviços de TI se fazem necessários para manter o bom funcionamento destas companhias.

Com a chegada da pandemia nos últimos dois anos, milhares de empresas e gestores precisaram se adaptar a esta nova realidade e muitas companhias optaram pelo trabalho em home office. Porém, não foi só o trabalho em casa que cresceu, o suporte remoto de TI, também ganhou ainda mais destaque.

O suporte remoto se mostrou uma opção muito valiosa diante do isolamento que foi exigido no início da pandemia e continua em alta agora com a diminuição da transmissão do vírus. Isso se deve ao fato de que esta prática é eficiente, econômica e atual.

Quando se fala sobre empresas que trabalham com tecnologia, estar atualizado é essencial para se manter em crescimento no mercado. Investir nas melhores tecnologias é fundamental, mas contar com serviços de TI que entreguem o melhor que estas tecnologias podem oferecer é imprescindível.

Por isso, o suporte remoto não para de crescer. O mercado atual se mostra cada vez mais prático e dinâmico e nada mais compatível com isso do que contar com serviços de TI que podem ser realizados de forma remota.

O que é suporte remoto e por que utilizá-lo?

Assim como no home office, os colaboradores continuam realizando suas funções trabalhando de casa, com o suporte remoto de TI, acontece a mesma coisa.

O suporte remoto nada mais é do que, os profissionais de tecnologia da informação oferecerem soluções para os problemas das empresas sem precisar estar dentro das instalações da companhia.

Os técnicos de TI, conseguem acessar as máquinas da empresa de onde estiverem e prestar serviços e entregar soluções de forma prática e mais rápida. Imagine que os computadores da sua empresa estão com algum problema e você precisa chamar um técnico para solucioná-los. Isso pode levar horas, até o deslocamento do profissional, encontrar a fonte do problema e começar a trabalhar na resolução, pode ser que seus colaboradores percam todo um dia de trabalho. Contratos, vendas e atendimentos podem ser prejudicados com isso e com o suporte remoto, os riscos de situações como essa ocorrerem são muito menores.

Isso porque um dos fundamentos do suporte remoto é realizar um atendimento rápido para que as máquinas não fiquem paradas por muito tempo, prejudicando a produtividade.

É fundamental que sua companhia conte com serviços de TI em situações como essa porque o ambiente corporativo está cada dia mais dependente de tecnologia. Sendo assim, quando algo dá errado, praticamente tudo para. Desta forma, o quanto antes as soluções forem entregues, melhor.

Ainda hoje, há quem torça o nariz para o suporte remoto, argumentando que contar com um setor de TI dentro da empresa pode solucionar os problemas ainda mais rápido. O que não é bem verdade, visto que, com apenas um chamado os profissionais remotos já ficam a par da situação. Outro ponto se refere aos custos envolvidos em manter uma equipe inteira de TI dentro de uma companhia.

São necessários alguns profissionais para formar uma equipe completa e competente. O que pode custar uma parte significativa o orçamento de uma empresa. Por isso, muitas companhias têm opta pela contratação de suporte remoto e muitos profissionais têm oferecido seus serviços da mesma forma.

Hoje em dia, a maioria dos problemas de TI são fáceis de serem solucionados quando se tem um suporte remoto especializado, e contar com esse tipo de profissional sempre à disposição pode evitar uma série de problemas. Além do que, a prática de contar com serviços que sejam realizados de forma remota, de qualquer cidade do país, condiz muito mais com a era tecnológica que estamos vivendo.

Para ter seus problemas solucionados de forma rápida, basta contar com conexão com a internet e um computador. O que elimina a necessidade de locomoção de um ou mais profissionais até a sua empresa para verificar o problema.

Além disso, esse tipo de operação costuma ter um valor bem menor para a companhia. O que é bom para seu orçamento, visto que, poderá contar com especialistas no assunto e gastar menos do que gastaria se tivesse que mantê-los dentro de suas instalações.  

Vantagens do suporte remoto de TI

  • Economia: muitas empresas que optam pelo suporte remoto de TI, eliminam a necessidade de manter um setor inteiro com estes especialistas dentro da empresa, o que elimina a necessidade de investimento em equipamentos. Além disso, o trabalho remoto também dispensa o pagamento de transporte, refeição, planos de saúde etc. Visto que, muito dos profissionais que prestam serviços de TI de forma remota trabalham como profissionais terceirizados. Ou seja, mais economia e qualidade de serviços.
  • Ganho de produtividade: quando sua empresa possui profissionais de TI dentro das instalações, as soluções podem ser mais rápidas, porém, quando você opta por contratar um profissional para se deslocar até sua empresa, isso pode levar muito tempo. O especialista pode não ter mais disponibilidade naquele dia ou pode demorar para chegar por diversos motivos, trânsito, não estar na cidade etc. O que interfere e muito na produtividade de sua empresa. Quando estas operações são feitas remotamente, nenhuma destas desculpas acima se aplica, a maioria dos problemas são solucionados com rapidez e sua produtividade se mantém lá no alto.
  •  Menos burocracia: uma das maiores vantagens do suporte remoto é a diminuição burocrática. Nesta modalidade de prestação de serviços, o foco está na resolução dos problemas de forma prática e ágil. A burocracia por parte de empresas e prestadores de serviços remotos é infinitamente menor, o que gera menos dores de cabeça e mais soluções.

Podemos dizer que, tecnologia e serviços remotos tem caminhado paralelamente nos últimos anos e as empresas só têm a ganhar com esta prática.

Para saber mais sobre estes serviços, visite nosso site e tire suas dúvidas.