Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Tudo o que você precisa saber sobre backup na nuvem

Há alguns anos, o backup na nuvem vem ganhando espaço dentro do mundo dos negócios. No entanto, o que era apenas uma iniciativa para o futuro, passou a ser realidade nos dias de hoje.

Isso se deve ao fato de que essa tecnologia se mostrou fundamental para o armazenamento de informações e a gestão de dados de uma empresa.

Se a sua companhia ainda não utiliza esse método, talvez seja hora de falar com sua equipe de suporte de TI ou contratar um time especializado para tratar do assunto.

Pensando em levar até você este tema, que pode ser fundamental para gerir um negócio, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o backup na nuvem.

O que é backup na nuvem?

O backup na nuvem, ou cloud backup, como também é conhecido, não é uma ferramenta apenas de uso empresarial, pessoas podem utilizá-la de maneira individual para armazenar e reaver seus dados e arquivos.

Um dos principais diferenciais do backup na nuvem é que esta ferramenta não necessita de um hardware (estrutura física) para funcionar. O arquivamento em nuvem, se refere à armazenagem digital.

O fato de ser digital, permite que os dados armazenados sejam acessados através de dispositivos móveis, tanto pelo computador ou notebook, tablets e smartphones, de qualquer lugar.

Como dito no início, esta tecnologia vem ganhando cada dia mais espaço e isso não é à toa. O armazenamento em nuvem, é muito mais efetivo e confiável quando o comparamos com os recursos utilizados até alguns anos.

Infelizmente, muitas empresas ainda optam por correr riscos, mesmo que sem perceber. Seja por não ter um suporte de TI que instrua quanto a estes métodos ou por não dar a devida importância a eles.

Também, não podemos culpar gestores que ainda não aderiram ao backup na nuvem, afinal, até poucos anos atrás estes serviços eram extremamente caros para as companhias.

Além disso, demandam muita estratégia, tempo e logística para ser realizado, o que acabou ‘traumatizando’ alguns empresários e administradores.

No entanto, é preciso entender que, atualmente este tipo de armazenamento e recuperação de informações, é feito com um processo relativamente simples e com valor muito mais acessível para pequenas e médias companhias.

Isso porque o trabalho é feito em conjunto entre o time de suporte de TI e a empresa que disponibiliza os servidores.

Tudo o que sua firma vai precisar para inserir o backup na nuvem no dia a dia é, uma empresa que ofereça serviços em nuvem e que mantenha os servidores, este serviço é oferecido à distância.

Ainda, são necessários profissionais de TI para empresas para cuidar da instalação dos recursos oferecidos de acordo com a demanda da sua empresa.

O backup na nuvem funciona como um arquivo digital dos dados, documentos, fotos, vídeos e demais informações consideradas importantes para uma pessoa ou empresa.

Entenda como funciona o backup para empresas, oferecido pela GD Solutions.

Quando falamos sobre o mundo corporativo, com certeza, podemos afirmar que muitas empresas já perderam dados valiosos por falta de armazenamento. E, principalmente, um sistema de recuperação de documentos eficiente.

Por isso, o backup veio para suprir diversas necessidades dentro das firmas de diversos nichos.

O backup na nuvem pode ser configurado por sua equipe de suporte de TI, para ser realizado de forma automática e com diversos processos configurados de maneira personalizada.

Este serviço é mais seguro do que o arquivamento utilizado há alguns anos, visto que, promove criptografia dos dados e ainda, esta nuvem passa por constante checagem, que gera relatórios e garantem a integridade das informações.

Por que investir no backup na nuvem?

Antes de listarmos os motivos pelos quais este serviço é mais vantajoso, vale ressaltar que, se os dados de sua empresa estão guardados em dispositivos físicos, você pode não ver necessidade de ter um TI para empresas e garantir o funcionamento do armazenamento em nuvem.

No entanto, é preciso lembrar que, armazenar informações importantes em formato físico é um grande risco e não é de hoje. Estes objetos apresentam falhas e muitas vezes, o suporte de TI não tem como recuperar os documentos perdidos.

Além disso, dependendo do seu ramo de atuação, pode haver a necessidade de guardar muitos dados. Por mais que seu HD ou qualquer outro método tenha amplo espaço, ainda assim, ele não é ilimitado, como ocorre com o backup na nuvem.

Conheça as principais características do backup para empresas!

Dito isto, caso ainda precise de mais razões para buscar um suporte de TI que te ajude a implementar este método, veja os motivos a seguir:

– Segurança: a primeira grande vantagem desse sistema, é sem dúvidas a segurança. Por não se tratar de uma armazenagem física, é muito mais simplificado acessar os dados.

Caso os equipamentos estraguem ou sejam roubados, seus dados não estarão apenas naquelas máquinas.

Além disso, informações confidenciais não podem ser acessadas livremente, a proteção de documentos é muito maior com este método.

 

– Acessível: assim como muitos pequenos e médios empreendedores dispensam o TI para empresas por considerarem um gasto desnecessário, o mesmo acontece com o backup na nuvem.

No entanto, ambos os serviços são acessíveis para todos os portes da empresa. Em relação ao backup, os recursos dispensados para este serviço, são proporcionais ao uso da sua firma, além disso, não é preciso investir em logística e hardware para obter os serviços.

Basta apenas os serviços de um provedor e uma equipe de suporte de TI.

 

– Sem limite: como explicamos anteriormente, guardar dados em dispositivos físicos, além de exigir gasto com aparelhos, ainda limita o espaço de armazenagem.

Mesmo que seu volume de documentos suba consideravelmente de um semestre para o outro, ainda assim, é possível manter a armazenagem tranquilamente. Espaço não será um problema.

– Disponibilidade: com o armazenamento e o backup na nuvem, as pessoas autorizadas podem acessar os dados e documentos a qualquer momento e de qualquer lugar.

O que é um ponto a mais para a produtividade também. Sem contar que, com esta ferramenta as informações podem ser vistas sempre que necessário, sem precisar esperar o fim de uma manutenção ou o religamento de uma máquina.

Sua empresa já está inserida nesse mundo ou você ainda precisa aderir a esta tecnologia e agregar valor à sua marca e empresa?

Se precisar de auxílio de uma equipe de TI para empresas especializadas em backup e tantos outros serviços, entre em contato com a GD Solutions e encontre a solução que seu negócio precisa.

Acesse nosso site, basta clicar aqui.