Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Tudo o que você precisa saber sobre virtualização de servidores

As empresas vêm procurando cada dia mais meios de tornar sua rotina de trabalho mais otimizada e também mais eficiente e econômica.

Com a agilidade do mundo atual, as mudanças constantes no comportamento dos consumidores e com a adoção cada vez mais crescente no regime de trabalho home office, a virtualização de servidores já é uma realidade.

Assim como as pessoas, de forma individual, têm buscado meios de facilitar sua vida utilizando sites e aplicativos para compras, redes sociais e e-mails para comunicação e trabalho etc.

As corporações também têm optado por inserir a transformação digital em suas instalações, o que facilita a vida de gestores e colaboradores.

Quando falamos sobre virtualização de servidores, estamos nos referindo à conversão de máquinas físicas em máquinas virtuais.

Para realizar a virtualização de servidores, é preciso dividir os servidores físicos em transformá-los em vários servidores virtuais.

Estes servidores virtuais, podem ter autonomia para executar tarefas de forma independente com um sistema operacional individual.

Estes sistemas operacionais individuais são armazenados na nuvem, que tem o papel de integrar e executar serviços e sistemas de forma online.

As finalidades dessas divisões, feitas de modo virtual, podem ser diversas e bastante vantajosas para a empresa.

Quando uma corporação opta pela virtualização de servidores, é preciso ter o auxílio de um suporte de TI.

A modificação de um sistema físico para um virtual, poupa espaço, tempo e dinheiro, em se tratando de empresas, esta é uma vantagem e tanto. Isso porque, a estrutura necessária para realizar a armazenagem virtual dos servidores, é infinitamente menor do que uma estrutura física.

Ou seja, companhias que dispõem de pouco espaço físico, só tendem a ganhar com a virtualização de servidores.

Na maioria dos casos, quando estruturas físicas são substituídas ou integradas com tecnologia, sempre haverá economia em diversos aspectos.

Ainda, é importante lembrar que, se o suporte de TI da sua empresa está sobrecarregado, talvez seja hora de investir de uma vez por todas, na virtualização de servidores.

Ainda que os serviços de TI em sua firma, sejam prestados por empresas que oferecem terceirização de TI, é importante dizer que, profissionais que prestam esses serviços também ficam sobrecarregados.

Assim, um problema que poderia ser resolvido em poucas horas, pode levar dias, devido ao volume de informações armazenadas em estruturas físicas. O que esse processo de virtualização pode ajudar a diminuir.

Como funciona a virtualização de servidores?

A virtualização de servidores necessita de uma estrutura física, os hardwares, porém, não é limitada por ela. Esta estrutura física, serve principalmente para instalar o hypervisor, que é o sistema operacional que possibilita a divisão das máquinas físicas e virtuais.

Como consequência da instalação dessas máquinas virtuais, as demandas de trabalho, de diferentes tipos, podem ser realizadas com mais agilidade.

Estas máquinas podem ser configuradas pelo suporte de TI para ter diferentes tamanhos e formas. De acordo com a demanda de tarefas, algumas máquinas podem ser priorizadas, para melhorar a rotina de trabalho.

Se a terceirização de TI for o modo como a empresa utiliza serviços de tecnologia da informação, a virtualização de servidores pode ser ainda mais vantajosa.

Com esta prática, o surgimento de problemas é menor, assim como a necessidade de manutenção das máquinas virtuais.

As máquinas virtuais, são configuradas de maneira individual para atender necessidades específicas e é deste modo que devem ser entendidas.

Por isso, é normal que cada uma delas tenha suas características de memória, processador, espaço no disco rígido etc.

Quais as vantagens da virtualização de servidores?

– Menos quedas nos servidores: quem depende de tecnologia para a execução de tarefas, sabe que a queda de servidores, mesmo que não seja constante, pode trazer prejuízos enormes para a empresa.

Quando estas quedas se tornam rotineiras, além dos prejuízos, o suporte de TI fica sobrecarregado. Com a virtualização, a incidência de quedas, diminui consideravelmente.

Com a virtualização, ainda que haja quedas, as demais máquinas virtuais continuarão em operação, o que atenua os danos e prejuízos.

– Menos espaço, mais economia: com a virtualização de servidores, o espaço físico é consideravelmente reduzido, o que acarreta em menos dispositivos conectados à tomada, além de uma melhora na aparência do local, com menos fios e cabos espalhados.

Em relação ao espaço, não precisamos de muito para exemplificar: menos máquinas, mais espaço.

– Segurança: uma das maiores preocupações dos profissionais de suporte de TI, sejam de terceirização de TI ou fixos dentro da empresa, é a segurança dos dados. Junto com a virtualização também chegam maiores formas de proteger as informações da empresa, graças à tecnologia.

Enquanto este sistema oferece mais rapidez no acesso à informação e na realização de tarefas, também facilita a proteção contra ataques e a recuperação de dados, através do backup.

– Menos manutenções: assim como as quedas de servidores, as paradas para a realização de manutenções, ainda que extremamente necessárias, também geram queda de produtividade e perda de lucros.

A partir do momento que a empresa opta pela virtualização de servidores, as manutenções necessárias são menos frequentes e quando é preciso realizá-las, não há necessidade de interromper as tarefas.

Assim, não é preciso fazer manutenções de madrugada ou aos fins de semana, estas podem ser feitas durante o expediente.

– Mais produtividade: qualquer companhia preza por sua produtividade, afinal, é por meio dela que a lucratividade também aumenta. Com a tecnologia utilizada na virtualização, as ferramentas disponibilizadas para auxiliar na realização de tarefas também aumentam.

É possível ainda, acessar informações fora das instalações da empresa, desde que as pessoas sejam autorizadas a isso, o que gera mais facilidade na execução de trabalhos.

Esta facilidade também traz benefícios para acesso durante viagens, eventos e feiras e demais eventos realizados fora das instalações da firma.

 

Empresas que não adotam soluções que as levem a cada dia mais para o mundo virtual e tecnológico, tendem a perder dinheiro, produtividade e espaço no mercado. Visto que este, está cada vez mais competitivo e dinâmico.

Se você deseja saber mais sobre o assunto ou obter terceirização de TI, entre em contato com a GD Solutions e venha para a era digital. Acesse nosso site, clicando aqui.